O que vestem os skatistas? (Skate 3)

Sábado, Março 8th, 2014

A roupa que escolhemos para usar no nosso dia-a dia traz alguns significados acerca da nossa personalidade, contexto social e cultural. Muitas vezes pode nos reconhecer como pertencentes a um grupo. É uma forma de nos identificarmos com o outro e continuar preservando nossa individualidade. Às vezes, basta olhar as roupas de uma pessoa para conseguir identificar a qual grupo pertence, que tipo de música ouve, o que gosta de fazer, onde frequenta…

Parece complicado, mas não é. O jogo Skate 3 (EA, 2010) vai nos ajudar a entender o processo. Na verdade, esse jogo traz outras conexões com o universo da moda e marketing; mas isso será assunto de outro post.

Cena de Skate 3 (EA, 2010)

Cena de Skate 3 (EA, 2010)

Até meu filho começar a andar de skate e mudar completamente seu estilo de vida, eu tinha pouco prestado atenção nesse grupo. Mas eles têm um jeito peculiar de se comportar e vestir que fez com que o guarda roupa do meu filho se transformasse da noite para o dia.

O novo estilo do meu filho.

O novo estilo do meu filho.

O skate nasceu na década de 60 na Califórnia, quando um grupo decidiu se divertir com pranchas nas ruas das cidades. Nos anos 70, foram inventadas as rodinhas de uretano por Frank Nashworth, que na época trabalhava em uma fábrica do material. E nessa mesma época, um grupo de garotos, os Z-boys, levaram as manobras do surf para as ruas revolucionando o esporte. Em 1977, houve o primeiro campeonato em pista aqui no Brasil. E, em 1979, Adam Gelfand inventou o Ollie, manobra que se tornou a base de muitas outras.

Z- Boys e o começo do estilo de estilo skatista.

Z- Boys e o começo do estilo de estilo skatista.

Na década de 80, Rodney Mullen criou uma série de manobras como o flip e o 360 flip. E, Tony Hawk se torna um profissional do esporte aos 14 anos; é considerado uma lenda na modalidade vertical. Os anos 90 foram marcados pelo surgimento do swichstance vertical, a partir daí o skate não tinha mais parte da frente ou de trás sendo tudo igual.

 Rodney Mullen

Rodney Mullen

alanolliegelfand

Alan Gelfand

aRT tony CRP hawk

Tony Hawk

De lá pra cá, o grupo de skatistas sempre se comportou e se vestiu de forma parecida, mas o estilo foi mudando com o tempo. Hoje, os identificamos por suas calças muito largas quase caindo, camisas de malha enormes, boné e um tipo de tênis específico. Só de vê-los já podemos supor as músicas que gostam de ouvir, onde gostam de estar e alguns dos seus hábitos. O mercado hoje possui várias marcas que se especializaram nesse estilo. Elas fazem seu marketing patrocinando alguns esportistas importantes.

Em skate 3, você pode experimentar um pouco desse universo. É possível escolher peças de roupas para seu avatar que combinem com esse estilo do grupo. Aqui vemos as roupas como identificador do sujeito como parte de um grupo, o de skatistas. Como jogador, você pode escolher as cores, marcas e modelos de roupas, o que torna seu avatar único dentro do grupo. Então, a moda atua, também, como diferenciação.

Skate 3

Skate 3

O legal do jogo, além de poder vestir seu personagem como quiser, é que é possível dividir a pista com grandes nomes desse esporte, e quem sabe, com muito treino, superá-los em manobras.

E o que sua roupa diz sobre você?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: