L.A. Noire e a moda da década de 40

Segunda-feira, Novembro 25th, 2013

Depois de dias escrevendo minha monografia e totalmente fora do ar, retorno com mais um jogo cujo figurino eu fiquei apaixonada: L.A. Noire.

la_noire

Há muito tempo eu havia jogado, mas não terminei e nesses dias de “folga” resolvi resgatar a história do detetive Cole e finalizar. Gostei de tudo, da história, dos gráficos, das partes de ações que são na medida certa pra mim, que não tenho muita habilidade com tiros.

L.A. Noire se passa em Hollywood pós Segunda Guerra Mundial, final da década de 40. Inspirado nas histórias de literatura noir e filmes do mesmo gênero tão em voga na época. Nessa época a sociedade havia sofrido grandes mudanças. Tudo era escasso; matéria prima, mão de obra. As mulheres foram incluídas no mercado de trabalho, já que a guerra exigiu que a mão de obra masculina fosse para os campos de guerra.

Imagem

Mulheres trabalhando na segunda guerra.

A moda dessa década se traduziu pela escassez de material, que obrigou o uso de tecidos alternativos, e cortes mais retos sem muitos detalhes e ostentação. Até a saia das senhoras foi encurtada para logo abaixo do joelho no intuito de economizar.

Imagem

Moda para as senhoras da década de 40.

Foi também nessa época que surgiu o read to wear ou pret a porter, que significa roupas prontas para usar. Até essa época se você queria uma roupa teria que mandar uma costureira fazer e isso ficava, como ainda fica, caro. Então surgiu a produção em massa de peças de roupa, que barateava o custo. Assim era possível comprar uma roupa pronta em uma loja ou encomendá-la por catálogo.

Mulheres no jogo com saias até abaixo do joelho e indo até uma loja de roupas.

Mulheres no jogo com saias até abaixo do joelho e indo até uma loja de roupas.

No entanto, alguns resolveram ir contra essa tendência moderada de vestir e provocaram os padrões estéticos vigentes. Foram eles, o New Look de Dior que ignorou a escassez de material e resolveu introduzir uma longa saia rodada que agradou a todas as madames da época, e fez com que a moda francesa voltasse a ter sua influência na América. E os negros e latinos que, influenciados pela cena musical do jazz, passaram a usar os Zoot Suits, que consistiam em casacos muito grandes e compridos, de ombros e lapelas largos e calças volumosas de cintura alta e muitas pregas que estreitavam no tornozelo, com cores fortes.

Imagem

New Look de Dior (1947) e o Zoot Suits

O acesso à lã era limitado, obrigando o uso de rayon ou viscose na fabricação de ternos, que era o mais retos possíveis, evitando bolsos com abas, pregas, punhos elaborados. No jogo, Cole começa a jornada com um terno bem básico mas à medida em que vai sendo promovido, seu vestuário passa a ser mais elaborado. Diz-se que por causa de Al Capone, o terno teve seu auge nesta década.

Imagem

Al Capone

Como aprendiz de alfaiate que sou, fiquei encantada com todos os costumes (como os ternos eram chamados) que apareceram no jogo. Os ternos consistem de calça, paletó e, algumas vezes, de colete. Um bom terno precisa ter um caimento perfeito. Para isso, o trabalho do alfaiate é muito minucioso, sendo grande parte do processo feito, ainda, à mão. E não posso me esquecer das gravatas e do chapéu fedora. Acessórios quase obrigatórios.

Imagem

Ternos usados pelas personagens de LA Noire (Rockstar 2011)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: