Com que roupa eu vou? GTA V

Quinta-feira, Outubro 17th, 2013

Quero me desculpar pela demora desse post novo, mas as semanas que se passaram foram de muito trabalho, pois aconteceram alguns eventos de moda aqui em Belo Horizonte.

Já que estão todos enlouquecidos com o novo GTA resolvi dar uma olhadinha no jogo para trazer para o blog. Confesso que não sou boa jogadora de GTA então as informações que estão aqui foram baseadas na observação do meu filho e meu irmão jogando e nas conversas com meu amigo Thiago Augusto.

GTA 5

GTA V, traz três personagens jogáveis e protagonistas da trama. Trevor Philips é um canadense, ex-piloto, que vive em um trailer num deserto americano, que adora ficar bêbado; vive somente pelo presente sem medo da morte, sem nada a perder (um personagem muito divertido, aliás). Parece ser daquelas pessoas que vestem a primeira coisa que vê pela frente e sai pra rua. Quase isso. Trevor se veste num estilo mais básico, calça jeans, blusa de malha e, as vezes, com camisa xadrez aberta por cima. Trajes comuns que o fazem parecer de qualquer lugar e de lugar nenhum, jeito confortável de se vestir, pronto para qualquer loucura que ele queira fazer.

Trevor GTA5

Franklin Clinton é um negro dos subúrbios dos EUA, faz alguns trabalhos para uma gang mas tem a pretensão de sair dessa vida. Essa vontade de mudança fica explícita até no modo como Franklin se veste, ele se destaca dos outros moradores do bairro por ter um estilo “rapper” menos carregado e mais próximo do estilo “branco americano” de se vestir.

franklin gta5

Michael De Santa já é um homem de meia idade e com certo “conforto” financeiro. Tem uma bela casa, uma bela mulher (mesmo que adúltera), e por isso mesmo tem um estilo menos casual.

Pelo que entendi até agora do jogo não dá para você ficar trocando o estilo de vestuário dos personagens apesar de conseguir trocar de roupas.

Mas não foi o estilo dos nossos protagonistas o que mais me chamou a atenção no jogo. Enquanto meu filho jogava, bem lá no início mesmo, Michael precisou ir roubar um joalheria. Meu filho estava com o personagem vestido de bermuda e todo a vontade, mas ele foi barrado. O homem, que comandava a operação pediu para que ele voltasse para casa e se vestisse de maneira mais elegante para poder passar por cliente da loja.

preparação para o assalto

E fiquei pensando que até mesmo no jogo temos uma “etiqueta” para nos vestirmos em determinadas situações.  Mas para que isso mesmo? Bom, em linhas gerais, esse modo de conduta permite distinguir facilmente uma pessoa e a ocasião em que ela se encontra através da roupa.

Quando alguém te convida para um baile de formatura e tem no convite traje esporte fino ou passeio, você sabe exatamente o que esperar da festa né? Ninguém pensou numa laje, pagode e churrasco com vinagrete (adoro churrasco com vinagrete!).

De fato, é possível, muitas vezes, identificar a classe social, a religião, conduta política, interesses e diversas outras características das pessoas ao observarmos seus guarda-roupas.  E que mensagem estará você passando aos outros?  Já pensou como vai sair de casa hoje?

personagens

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: