CHUN LI

Sábado, Agosto 17th, 2013

Chun Li teve sua primeira aparição em Street Fighter II, famoso jogo de luta de 1991, que deu fama aos populares hadoukens, e aos personagens Ryu, Ken, Blanka, Dalshin, Sagat, entre tantos outros.

Seu background: uma agente da Interpol com o objetivo condutor de vingança pela morte do pai. A imagem dessa garota com seu figurino inspirado nos antigos Qipaos chineses mexeu com a imaginação dos garotos frequentadores de lojas de fliperamas na década de 90 e até hoje, principalmente em eventos de cosplay.

chun

O Qipao era originalmente um vestido reto e longo até os pés, mas com o tempo foi se modificando em um vestido mais justo ao corpo e com fendas laterais. A roupa dessa heroína é uma adaptação ainda mais ousada, mantendo a mesma ideia de decote dos vestidos chineses, porém com mangas bufantes e apenas tangas cobrindo as partes inferiores, permitindo uma intensa movimentação. Não é pra menos, Chun Li pode não ser a personagem mais forte mas com certeza é bem ágil.

china_link_05

 E assim, a roupa permitia deixar sempre à mostra as pernas grossas e torneadas da personagem. Além disso, dependendo do movimento era possível ver uma parte de seu maiô ou, para muitos iludidos, sua calcinha, levando a um jogo de revela e esconde que deixava qualquer marmanjo maluco.

golpe chun li

As pernas de Chun Li eram mais escuras que o resto de seu corpo, então podemos supor que ela usava meias finas, certamente da marca Vivarina para poder passar por tantas lutas sem desfiar.

Mas longe de ser a femme fatale dos filmes noir, Chun Li aparentava até uma certa ingenuidade e fragilidade com seu cabelo adornado com um penteado infantil e lacinhos. E quem não se lembra do seu pulinho e risadinha infantil para comemorar a vitória?

 ChunLiVictory

E não era só aos meninos que Chun Li agradava, ela foi uma das personagens responsáveis por tirar a mulher do papel de quem sempre precisa ser resgatada para ser uma guerreira que luta sozinha pela conquista do seu objetivo.

Não sei como outras heroínas conseguem correr atrás de um vilão ou dar super golpes de salto. Eu mal consigo subir num ônibus. Mas, o criador da Chun Li teve o bom senso de calça-la com uma linda bota branca com um salto muito pequeno. Coincidentemente a Xuxa usava o mesmo tipo de bota, e para ser sincera eu também.

Só faltou, claro, o bracelete. É o único símbolo explícito de violência que Chun Li carrega. E coitada, aquilo deve pesar horrores, né? Podemos atribuir a inspiração ao exótico adereço à própria arte marcial do kung fu e as folclóricas armas imortalizadas em lendas e filmes. Olha o tamanho desproporcional, mas alguma coisa tem que ter para inibir os oponentes.

 2005-548736079

Anúncios

One comment on “CHUN LI

  1. Alex diz:

    muito bom o texto!
    🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: